Você sabe quem foi Guy Fawkes?



Acredito que muita gente nunca tenha ouvido falar do Guy Fawkes, que com seus atos entrou para a história, mas em compensação a maioria das pessoas conhece a icônica máscara do filme V de Vingança e não sabe a ligação que os dois tem. Eu não sabia disso até a alguns dias atrás, e agora sei graças a um documentário da verdadeira história do Halloween do History Channel, se quiser assistir esse documentário clique aqui.


Guy Fawkes foi um soldado inglês católico que participou da Conspiração da Pólvora, essa conspiração tinha como objetivo matar o rei protestante Jaime I e todos os membros do parlamento inglês, que faziam repressão aos direitos políticos dos católicos por causa de suas atividades contra a coroa.


Fawkes era especialista de explosivos, tendo ficado responsável pela detonação da pólvora que iria explodir o parlamento com todos presentes. Mas a Conspiração acabou dando errado, o líder da Conspiração Robert Catesby foi morto e Fawkes preso, sendo torturado durante uma semana para confessar os participantes da Conspiração. Ele e 8 conspiradores foram condenados a morte, e depois seriam estripados e esquartejados. Atualmente no dia 5 de novembro é comemorado a Noite das Fogueiras.

Fawkes é visto até hoje como alguém que lutou e morreu pelo que acreditava, por isso, sua máscara é utilizada até os dias de hoje como símbolo de luta pela liberdade e pelos próprios direitos. Ele é considerado “o único homem que entrou no parlamento com intenções honestas", essa frase acabou virando um título a Fawkes.

A ligação de Guy Fawkes com o filme V de Vingaça acontece quando um homem foi preso e torturado injustamente se identificava como Fawkes para concluir a sua vingança. Daí que vem a influência da máscara do Fawkes, os jovens ao redor do mundo usam a máscara para sair as ruas e lutar pelos seus direitos.


Vou confessar que até eu tenho uma máscara dessas, mas não usei para lutar pelos meus direitos, apenas para ir em uma festa de Halloween, mas se bem que do jeito que anda as coisas no Brasil qualquer dia desses vou ter que a colocar e ir as ruas.


Você também poderá gostar

Nenhum comentário: