Entrevista com o autor E. Chérri Filho

20 Comments

Olá gente, como vão? Hoje eu estou aqui para trazer pra vocês uma pequena entrevista com o autor E. Chérri Filho, que escreveu Marianas “a civilização dos sonhos”, que eu já resenhei aqui no blog, para lê-la clique aqui.

Uma Leitura Qualquer: De onde surgiu a ideia de escrever sobre sereias?
E. Chérri Filho: Quando assisti pelo Discovery o documentário sobre a possibilidade da existência do metade homem e metade peixe. Fiquei fascinado. Não pude não me inspirar já que como escritor, vivo de inspiração.

Uma Leitura Qualquer: Tem alguma coisa que te influenciou quando estava escrevendo o livro?
E. Chérri Filho: Sim. Viajei na possibilidade da existência das sereias. Quando criei o personagem Jeremy (cientista marítimo) acabei fortalecendo a inspiração. No decorrer da escrita pensei; "Não posso seguir nessa literatura fantástica se não houver uma disputa por território. Meu medo era que o livro perdesse o ritmo somente com um romance no fundo do mar.

Uma Leitura Qualquer: Tu se inspira em algum autor?
E. Chérri Filho: Na verdade em nenhum. Quando sento no PC para escrever, tiro de dentro de mim a história. Escrevo vivenciando como um filme. Vejo todas as cenas que escrevo. No início da carreira eu buscava apoio na internet ou filmes para seguir na história e todas as vezes me dava mal. Perdia o foco e a inspiração não era a minha.

Uma Leitura Qualquer: Teve algum bloqueio criativo durante a escrita da obra? Se sim, como conseguiu superar?
E. Chérri Filho: Várias vezes. O segredo é, suma. Desapareça (rs). Volto outro momento, outro dia, ou mês...

Uma Leitura Qualquer: Pretende fazer uma continuação do livro?
E. Chérri Filho: Já estou no Marianas 2 - O Portal Azul (zumbis aquáticos). - O Portal Azul é uma estação em uma ilha, para pesquisas Norte Americana, sobre a existência de vidas no fundo do oceano.

Uma Leitura Qualquer: Os leitores conseguiram pegar a mensagem que tu quiseste passar com a obra?
E. Chérri Filho: Sim na grande maioria. Algumas pessoas não curtiram por exemplo; O amor de Jeremy por Lícia, acharam muito rápido. Eu expliquei que, ali não se tratava de um amor entre pessoas e sim com uma sereia (rs). E que Jeremy não foi macho como um protagonista; respondi com uma pergunta. Como você agiria no fundo do oceano quando todos respiravam tranquilamente e você tinha que viver numa espécie de bolha. Difícil ser cowboy.

Uma Leitura Qualquer: Uma dica para um escritor iniciante que quer publicar o seu primeiro livro.

E. Chérri Filho: Hoje é fácil publicar. Claro que todos querem editoras de ponta. Cada vez mais isso vai se tornando difícil. Ser escritor não é escrever e sim construir uma carreira. Isso leva tempo e paciência. Eu estou no sétimo livro e ainda estou cavando espaço. Um livro me colocou por um tempo na mídia grande foi Mamonas Assassinas, mas outro livro me colocou no boca a boca dos leitores e esse livro se chama Marianas A Civilização dos Sonhos. Estou muito feliz por ter acertado a mão (rs); “Borá” pro segundo. Quero terminar com uma trilogia.


Uma Leitura Qualquer: Muito obrigado por responder essas perguntas!
E. Chérri Filho: Obrigado você pela oportunidade.


Você também poderá gostar

20 comentários:

  1. Eu também vi esse documentário do Discovery, e fiquei fascinado, ainda quero muito ler esse livro.
    Gostei da entrevista.
    http://letrasfloresecores.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ruan, eu ainda não assisti esse documentário, mas irei!

      Abraços!

      Excluir
  2. Parabéns pela entrevista, ficou muito boa.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Nossa que legal!

    Adorei a entrevista, super simpático...

    Beijos
    www.maricotacaradericota.com

    ResponderExcluir
  4. "Quando assisti pelo Discovery o documentário sobre a possibilidade da existência do metade homem e metade peixe.". Só pela inspiração já fiquei curiosa! =O Gostei da entrevista e da dica do livro.

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, eu ainda não assisti esse documentário, mas ainda irei.

      Abraços!

      Excluir
  5. Eu já tinha visto falar brevemente desse livro. A premissa me interessou, e gostei muito das respostas do autor.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  6. Gostei da entrevista, principalmente as dicas que ele deu para escritores iniciantes. A melhor inspiração vem de si mesmo.
    http://www.16primaverasblog.com/
    https://www.facebook.com/16primaverasblog/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Ingrid, temos que perder o medo de pensarmos que não somos capazes de algo, que é totalmente possível.

      Abraços!

      Excluir
  7. Oie, tudo bom ? Mais uma vez por aqui e menino que novidade, eu não conhecia o autor nem o livro,curti essa entrevista, até me interesse em saber mais desse livro. Beijos

    www.somandoconhecimento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Suzi, esse livro vale a pena mesmo.

      Abraços!

      Excluir
  8. Aloha, Gabriel! Indiquei você a uma TAG ao qual também fui indicada, vou deixar o link, caso se interesse.

    http://ninhodecorvo.blogspot.com.br/2016/02/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Raven, acabei de sair do teu blog!

      Abraços!

      Excluir
  9. Olá Gabriel!Passando por aqui para te avisar que te indiquei em um prêmio no meu blog, pois achei você merecedor do mesmo.
    Passe lá e dê uma olhadinha!
    http://www.gipereiraa.com.br/2016/02/premio-dardos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por me indicar para o prêmio Gi!

      Abraços!

      Excluir
  10. Gabriel,
    também te indiquei a uma tag, super especial na minha opinião! Espero que goste (:
    http://www.16primaverasblog.com/2016/02/premio-dardos-bloggers.html

    ResponderExcluir