Resenha: Marianas "a civilização dos sonhos" | E. Chérri Filho

13 Comments

Olá gente, como estão? Faz um tempinho que não falo sobre livros aqui no blog, mas hoje vou retomar o assunto com a resenha do livro que recebi do autor E. Chérri Filho chamado “Marianas” A civilização dos sonhos, um livro sobre sereias que todos vocês devem conhecer. Eu já fiz um post falando da parceria, se quiser saber mais clique aqui.

O livro começa contando a história de Jeremy, um cientista que tinha a crença que existia sim seres aquáticos meio humanos e meio peixes, ditas sereias. Ele passou a vida toda atrás desses seres, que tanto poderiam existir como não, muitas pessoas não acreditavam nele e o tinham como maluco, mas ele persistia na sua crença.

Um amigo rico de Jeremy chamado Franchi, que também acreditava que existiam sereias, havia investido nele, milhões de dólares para equipamentos de ponta para sua pesquisa. E com esse investimento Jeremy comprou um submarino supermoderno para conseguir ir até as profundezas do mar. Ele estava com o submarino ancorado nas águas de Marianas, um arquipélago onde Jeremy pensava ser o lugar onde a antiga Atlântida foi submersa.

Depois de ter ido com seu submarino diversas vezes as profundezas do oceano e não ter encontrado nada ele pega seu equipamento de mergulho e tenta ir de novo, pois tinha o pressentimento de que iria encontrar algo, não poderia ter passado a vida toda pesquisando uma coisa que não existia. Então acontece um problema com seu equipamento e Jeremy estava prestes a morrer afogado quando Lícia, uma sereia, o salva.

Lícia faz parte dos líderes da “civilização dos sonhos”, e não poderia ter resgatado Jeremy, pois eles tinham uma proibição de não poderem entrarem em contato com os humanos. Mas mesmo assim ela o salva e o mantém a salvo em uma “bolha” com oxigênio. Desde então começou a se desenvolver o romance dos dois.


Mas nem tudo é um mar de rosas. Existe uma raça chamada de “ariatas vermelhos” que são iguais os “ariatas azuis”, raça de Lícia, os vermelhos se corromperam em algum momento da história querendo apenas o poder, o líder dessa raça se chama Zorguin, e ele me chamou muito atenção, pois por incrível que pareça ele não é totalmente mal, ele é “humano”.

Agora vou falar da Lícia, uma personagem tida como ótima e inteligente por todos de seu povo, para mim achei-a muito impulsiva, tinha atitudes que a colocavam em perigo constantemente e quase afetou aos outros de seu povo. Mas uma coisa que fiquei impressionado é com o desenvolvimento e detalhes sobre a espécie, o autor conseguiu explorar muito bem esse ponto.


Gostei bastante do livro, achei-o leve, mesmo sendo detalhado não chega a ser como outros livros de fantasia que nos cansam de tantos detalhes, os detalhes nesse livro foram muito bem dosados. A diagramação, tamanho da fonte, páginas amareladas, tudo impecável, única coisa que eu senti falta foi da numeração das páginas que não tinha, mas de resto estava tudo perfeito. Foi o primeiro livro com sereias que eu li, e recomendo muito para quem gosta de fantasia.


Você também poderá gostar

13 comentários:

  1. Que história interessante! Só de ter sereias já deve ser legal haha. A capa do livro também é linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha visto sua parceria, e quando olhei para a capa achei que tinha alguém que se chamava Mariana na história kkkkkk... Na verdade, é um arquipélago
    Gostei, é uma fantasia e adooro livro com sereias, já li o Despertar, fica a dica pra vc, se quiser ler mais!

    Beijos
    www.maricotacaradericota.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu antes de começar a ler pensava que tinha alguma personagem chamada Mariana, mas não tem. Vou dar uma pesquisada sobre esse livro que tu disse!
      Abraços!

      Excluir
  3. Caraca que bacana! Não conhecia o livro, mas amei saber que é sobre sereias, fiquei curiosa.

    Visite: http://carpediemmica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum livro com essa temática e gostei muito do enredo desse. Não o conhecia. Mas a sua resenha ficou muito boa, inclusive fiquei curiosa com a obra. Parece ser realmente uma boa história.
    Ótima resenha!


    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Larissa, fico contente que tenha gostado.
      Abraços!

      Excluir
  5. Sério, me julguem, mas eu acredito que ela existem.
    Dizem que as pessoas acreditam no que querem acreditar, e é bem verdade. Eu já tive um época fascinado por elas e passava o tempo inteiro pesquisando sobre.
    Tem um documentário sobre sereias, que depois de eu ver aquilo, eu pensei: 'PORRA, ELAS EXISTEM'.
    Quando eu morrer, se eu for para o céu e tiver contato com Deus, a primeira coisa que perguntarei é sobre elas.
    Espero uma confirmação dessa existência.
    Esse livro me parecer ótimo. Gosto de livro de fantasia, mas quando envolver sereias, prefiro algo para o lado cientifico, que envolva pesquisas etc. Mas esse livro parece bom e quero ler.
    http://letrasfloresecores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que pode ser possível, pois o ser humano ainda não conseguiu explorar as profundezas do oceano por completo ainda. Fantasia é meu gênero preferido.

      Abraços!

      Excluir
  6. Que lindo ... interessante! Parece um sonho ^^ Ótima resenha como sempre, Gabriel!! ;D
    Obrigada pela visitinha! Até mais ;*

    http://suenefernandes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir