Você conhece o projeto Kombina?


Olá pessoal, como estão? Hoje venho conversar com vocês sobre um projeto cultural SUPER legal que veio a minha escola, chamado Kombina e achei super válido fazer um post aqui no blog contando sobre, já que o blog tem algum foco em cultura e livros.

Eu escrevi uma “definição” para o projeto, mas depois de ler a definição que a Christina Dias, a criadora disso tudo, escreveu no site do projeto acho que a dela está muito melhor, e ninguém melhor do que a criadora para definir sua obra:

“Andando por escolas na capital e interior do estado do Rio Grande do Sul, no meu ofício de escritora, pude perceber a presença de livros e eventos literários, a presença de teatro e de música, mas não identifiquei nada que pudesse caracterizar a formação de plateia relacionada às artes visuais. Pensando nisso e na necessidade da ocupação do espaço público para promover a interação entre pessoas e suas diferenças, surgiu a ideia de um centro de cultura integrada móvel, nesse caso, a Kombi. Que aqui denominamos KOMBINA. Um centro de cultura móvel capaz de levar diferentes formas de arte e promover espaço de produção e construção artística de forma integrada e interativa. [...]”

Definição retirada do site Chris Dias Escritora


Acho super enriquecedores esses projetos que integram diversos tipos de cultura e envolvem o público nisso. Nós nos envolvemos tanto com tudo o que acontece, na visita do projeto em minha escola aprendi a fazer uma peteca com materiais super fáceis de encontrar, a gostar um pouco mais de poesia e a conheci artistas que muitas vezes não temos contato, mas são supertalentosos.

Na Kombina tem uma coisa que eu simplesmente amei: livros escritos à mão. Abaixo vocês podem ver algumas páginas de alguns deles, outra coisa que me chamou atenção foi o livro escrito a mão e cheio de aquarelas que a Christina Dias escreveu, muito bonito e com uma história curta e que te toca de alguma maneira.








O projeto nos instiga a desenhar, criar, ler, brincar, nos instiga a aprender! Outra coisa que nos foi apresentado foram as brincadeiras de antigamente, eu nunca na vida tinha subido em pernas de pau, brincado com diversos tipos de brinquedos antigos e super legais que não sei como acabaram perdendo lugar para os atuais. Por um Brasil com mais lojas vendendo brinquedos antigos, seria meu sonho?


E lógico que tive que tirar uma foto com eles hahahaha

Acho muito importante o papel desse projeto, de levar cultura as pessoas, principalmente o do Kombina, pois ele nos mostra que o antigo pode se renovar e se transformar em algo atual. Isso que eles fizeram com a Kombi, a transformaram em uma galeria móvel, totalmente customizada e cheia de cultura, para todas as idades e classes sociais. Não há como não se apaixonar. Para quem não conhece a Christina Dias só digo uma coisa, conheça-a!

“Christina Dias é de Porto Alegre (RS). É formada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Publicou seu primeiro livro em 1996 e tem mais de 10 livros publicados. A autora compõe a diretoria da Associação Gaúcha de Escritores, realiza palestras, debates e oficinas de leitura.”
Biografia retirada do blog Ama Livros.



Curta a página desse projeto clicando aqui!
Para saber mais desse projeto acesse: http://www.chrisdias.com.br/


Você também poderá gostar

7 comentários:

  1. Achei incrível este projeto, especialmente a maneira da composição dos livros. É muito bom os jovens terem esse tipo de contato com projetos como esse, pois irá engrandecer e instigar mais o intelecto do mesmo, além de ajudá-lo em seu processo criativo, especialmente aqueles que desejam serem escritores :)

    ResponderExcluir
  2. Nossa que projeto bacana!!
    Por um mundo com mais Christinas espalhando o bem!
    Bjs!
    Boa semana!
    Mah
    De casinha nova

    ResponderExcluir
  3. Amei esse projeto!
    Gente espalhando o bem sem olhar à que, é o que mais precisamos!
    Que perdure por muitos e muitos anos! Parabéns!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a iniciativa, esse projeto tem que se expandir mesmo! Essa frase: Ser perfeito, não tenho mais esse defeito is mine (:P) thanks

    http://www.16primaverasblog.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa que idéia bacana!!!
    adorei, tudo feito a mão fica tão mais real

    beijos
    http://www.maricotacaradericota.com/

    ResponderExcluir
  6. Que projeto lindo! Gostei muito da iniciativa. *_*

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir